Partido Ecologista «Os Verdes»

Partido Ecologista «Os Verdes»

2012-04-09

Recuperação do Rio Tinto


«Os Verdes» querem esclarecimentos sobre recuperação do Rio Tinto

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar «Os Verdes», entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, sobre a necessidade de recuperação do Rio Tinto, o rio mais poluído dos afluentes do Douro e um dos mais poluídos da região Norte.

PERGUNTA:

fonte: http://moveriotinto.no.sapo.pt
O Rio Tinto nasce em Valongo e desagua no Douro, passando por Gondomar e pelo Porto. Ao longo dos anos o Partido Ecologista «Os Verdes» e outras organizações têm denunciado os problemas de poluição, de gestão do ordenamento (construções em leito de cheia, desvios do curso do rio, encanamento do rio, etc.) que levaram a que seja neste momento o rio mais poluído dos afluentes do Douro, competindo com o rio Leça pelo 1º lugar do rio mais poluído da região norte.

Os focos de poluição estão há muito identificados, ligações ilegais de habitações ao rio, a ETAR de Rio Tinto que usa o rio para efetuar descargas de material poluente em virtude do seu deficiente funcionamento, a pressão urbana e industrial. O Rio Tinto perdeu grande parte da sua biodiversidade, não só pelos elevados índices de poluição mas também por as suas margens serem hoje de betão e consequentemente ter perdido as condições naturais ao desenvolvimento das espécies.

Não podemos esquecer o desastre de há dois anos em que as águas do Rio Tinto galgaram as margens, em virtude das pressões a que estão sujeitas e acima referenciadas, e que causaram enormes prejuízos.

Fotografia retirada de http://moveriotinto.no.sapo.pt
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª a Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território possa prestar os seguintes esclarecimentos:

  • Tem o Governo, a curto ou médio prazo, algum plano para recuperar o Rio Tinto?
  • Quanto tempo mais vão ter de esperar as populações para poderem usufruir do seu rio na forma natural?

Sem comentários:

Enviar um comentário