Partido Ecologista «Os Verdes»

Partido Ecologista «Os Verdes»

2011-09-29

Ministra do Ambiente mostra desconhecimento e servilismo à EDP - Barragem de Foz Tua



O Partido Ecologista «Os Verdes» está chocado e muito preocupado com o desconhecimento hoje demonstrado pela Ministra do Ambiente relativo à Barragem de Foz Tua, nas respostas dadas à Deputada ecologista Heloísa Apolónia, quando confrontada sobre este assunto na Comissão de Ambiente.


Imagem Virtual!
Nestas declarações, a Ministra afirmou que o estado das obras da Barragem de Foz Tua era já muito avançado, chegando mesmo a afirmar que o paredão já estava construído. Tais afirmações levam «Os Verdes» a pensar que a única fonte de informação da Ministra é a EDP e que o paredão referido é a imagem virtual criada por esta empresa e disponibilizada no seu site.


Para «Os Verdes», estas afirmações ou traduzem o desconhecimento real da situação da Barragem de Foz Tua, o que é tanto mais grave que a Ministra do Ambiente tutela os recursos hídricos, ou é pretexto para justificar a grave decisão de considerar o assunto “fechado”, contrariando as palavras do seu colega, o Ministro da Economia, que, interpelado há poucos dias pela Deputada Heloísa Apolónia, considerou que a Barragem de Foz Tua ainda é matéria para avaliação.

O Partido Ecologista «Os Verdes» constata ainda que, quando dá jeito a este Governo e aos grandes interesses económicos, CDS e PSD assumem as heranças do PS como irremediáveis, mesmo quando estas agravam a dívida, como é o caso nesta matéria. Quando não dá jeito e quando estão em causa heranças conquistadas por lutas de longas décadas, como direitos dos trabalhadores e direitos constitucionais diversos como o direito à educação, saúde e mobilidade, o Governo do PSD e CDS não têm problemas em pô-los em causa e a desvincular-se das heranças passadas.

Heloísa Apolónia confrontou ainda a Ministra do Ambiente com questões relacionadas com a privatização da água e nomeadamente com o facto do Plano de Ordenamento da Albufeira de Foz Tua vir a ser elaborado em conjunto pela entidade pública da água e pela EDP. Para «Os Verdes» esta é prova de estarmos não só perante um processo de privatização da água, como também da privatização do território, fazendo depender questões estruturantes para o desenvolvimento, como a gestão do recurso água e o ordenamento do território, de interesse privados, como é exemplo a EDP.

A luta em defesa do vale do Tua continua.
Contrariamente à Ministra do Ambiente, o Partido Ecologista «Os Verdes» não dá a questão da Barragem de Foz Tua como “fechada” e promete continuar a luta na defesa da Linha e do Vale do Tua, do Alto Douro Vinhateiro, classificado pela UNESCO, e do desenvolvimento alternativo e sustentável para o Distrito de Bragança e Trás-os-Montes.

Veja um excerto do vídeo:
O desconhecimento é assustador!

Sem comentários:

Enviar um comentário